English   German   Hungarian   Italian   Spanish    

 Acerca deste projecto


A indústria electrónica na Europa sofreu uma das maiores alterações a que foi sujeita desde a sua origem. A Directiva de Restrição ao Uso de certas Substâncias Perigosas (RUSP), que entrou em vigor a 1 de Julho de 2006, significou que muitos sectores desta Indústria tiveram de mudar das soldas de estanho/chumbo utilizadas no fabrico e montagem de componentes electrónicos em placas de circuito impresso (PCI) para soldas sem chumbo (SSC).

Devido a estas restrições, foi muito importante alertar e preparar as PMEs para a substituição das tecnologias de soldadura existentes por outras que utilizam soldas sem chumbo.


Reunião Final do Projecto
ISQ, Porto Salvo, Portugal
07 Setembro 2007

LEADOUT, Tecnologia de Soldadura Sem Chumbo a Baixo Custo para Melhorar a Competitividade das PMEs Europeias), foi um dos maiores Projectos financiado pela Comissão Europeia no âmbito do 6º. Programa Quadro, dirigido às PMEs e sobre tecnologias sem chumbo. Foi um projecto com a duração de três anos e o consórcio, formado por 31 parceiros de 10 Países Europeus (11 Associações Industriais, 16 PMEs e 4 Institutos de Investigação), teve a sua reunião de arranque em Outubro de 2004.

O objectivo principal do projecto foi dar apoio técnico a um grande número de PMEs espalhadas por toda a Europa no desenvolvimento de soluções tecnológicas para os problemas resultantes da substituição de soldas de estanho-chumbo na indústria electrónica. O projecto cobriu, não só a avaliação do impacto ambiental e do ciclo de vida, como o “benchmarking” dos processos de solda sem chumbo.

Se quiser ter acesso a Resultados Públicos, Publicações e outras informações deste Projecto por favor registe-se neste site.

____________________________________________________________________________________________________________________________

O projecto LEADOUT reserva todos os direitos de autor dos resultados produzidos e não é responsável pelo uso incorrecto e alterações feitas por agentes externos na informação gerada e disponibilizada pelo Projecto ao público.
____________________________________________________________________________________________________________________________

Coordenadores:

ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade (Portugal)
Mrs. Margarida Pinto - mmpinto@isq.pt

TWI ( Reino Unido )
Dr. Simon Mason – simon.mason@twi.co.uk


Notícias:

Defect of the Month - Conductive Anodic Filament (CAF)
Now available for download



Lead-Free Wave & Selective Soldering Workshop
5th December 2007, Wiltshire, UK



Practical Failure Analysis & LGA Workshops
24 & 25th October 2007, St Albans, UK



FAQs:

Inspection - Can you show me typical examples of lead-free solder joints?



Inspection - When I first start to receive boards with lead-free solder joints what inspection criteria should I use?



Inspection - During inspection we have seen some lifted solder fillets after wave soldering, is this common and is is a reliability concern?



Projecto financiado pela Comissão Europeia
European Commission
 

 

Contactos do Projecto:


ISQ-Instituto de Soldadura e Qualidade
Mrs. Margarida Pinto
Telf: 351-214229044
Fax:351-214229018
mmpinto@isq.pt


TWI, Ltd
Dr. Simon Mason
Telf: 44 (0) 1223 891 162
Fax:44 (0) 1223 892 588
simon.mason@twi.co.uk